Temaki



Temaki
Temaki, em japonês, quer dizer algo como “rolo de mão” (te= mão; maki= rolo), pois é enrolado com as mãos. Tem formato de cone e é comido feito sorvete. Fechar um temaki torna-se uma tarefa muito simples para iniciantes quando não é usado muito recheio, caso contrário, o resultado pode ser desastroso. Por isso, vai a dica: inicie com ingredientes mais firmes e em pouca quantidade, como kani e pepino. À medida que for pegando a prática, aumente a quantidade e opte por peixes. Aprender a fazer sushi exige paciência, então, qualquer dose de ansiedade poderá atrapalhar.

Aqui vão 10 passos para um simples temaki:
Passo 1: Coloque meia alga sobre uma das mãos, no sentido do comprimento, com o lado crespo para cima. Esta mão deve estar completamente seca.

Passo 2:  umedeça a outra mão e espalhe o arroz até pouco mais que a metade da alga (seta preta). Deixe um pedaço triangular da alga sem arroz (em vermelho), na região do polegar.
Passo 3: coloque os ingredientes na diagonal – do triângulo para o mindinho. O raciocínio para o fechamento do temaki consiste em levar a linha azul até o encontro da vermelha. Você pode até experimentar fazer isso antes de colocar o arroz, só pra praticar e entender.

Passo 4: segure a ponta inferior da alga na linha azul e comece a levá-la na direção oposta, no canto superior da linha vermelha, indicado pela seta.

Passo 5: antes de chegar até o outro lado, já coloque o polegar como apoio.


Passo 6: agora continue fechando, usando também os 4 dedos da outra mão. Eles te darão firmeza e vão ajudar a segurar os ingredientes.


Passo 7:  Prossiga firmando com os 4 dedos, até que o arroz não apareça mais. Repare que o temaki automaticamente gira na sua mão.


Passo 8: Puxe o resto de alga que sobrou e termine o giro.

Passo 9: Amasse um grão de arroz com o polegar para colar a pontinha da alga.

Passo 10: Está pronto!

Para comer, basta fazer uma pastinha de shoyo com wasabi e derramar no temaki a cada mordida. Alguns sushimen ainda preferem dobrar a pontinha do cone para que o shoyo não vaze por baixo.
Bom apetite e boa prática!